Atividades de História para 4º ano

Entender os temas associados a História é fundamental tanto para nossa trajetória escolar quanto para o desenvolvimento do senso crítica, trazendo importantes contribuições para a forma com a qual pensamos e entendemos a vida.

Nesse sentido, reconhecemos ainda a importância dos exercícios, então reunimos Atividades de História para 4º ano para que possa seguir conferindo logo abaixo, em meio a outras sugestões para o seu plano de aula:

O que trabalhar em História no 4º ano?

Ao longo do 4º, vemos na disciplina a conceituação daquilo que é História, fazendo com que os alunos entendam a ciência em si e os seus agentes, onde citamos o papel do historiador e das fontes, bem como as possibilidades dentre elas.

Além disso, são vistos conceitos como o de cidadania, incluindo participação social e outras temáticas, bem como assuntos acerca da formação do Brasil, considerando sobretudo a sua colonização para iniciar o debate.

Uma sugestão é que confira atentamente o que estabelece a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para entender o que é tido como necessário para esse momento, podendo organizar melhor seu plano de aula.

Dicas de atividades diferentes

Tendo como base principalmente a ludicidade, vemos que é possível trabalhar as temáticas formais de modo diferente, chamando mais atenção dos alunos e adequando os temas para um modelo que gera maior interesse e participação, além de facilitar o entendimento amplo do assunto em pauta.

Com isso, algumas sugestões de atividades diferentes para propor são as seguintes:

• Quiz com perguntas associadas ao assunto estudado;
  • Apresentação teatral;
  • Contação de histórias.

Atividades de História para 4º ano

1. Conforme mencionamos, conseguir entender o que é História é fundamental, incluindo elementos como suas fontes e métodos que fazem dessa uma Ciência tão importante.

2. Outro assunto visto neste momento são as formas de poder, incluindo diferentes modalidades políticas que historicamente já foram implantadas.

3. Fica como sugestão o uso de atividades usadas em vestibulares, aumentando o nível da turma e fazendo com que possam seguir se preparando para essas provas durante grande parte da trajetória escolar.

4. Por outro lado, isso não tira a importância das questões discursivas, onde devem usar as palavras ao seu favor para explicar o que a questão solicita.

5. Uma forma de proporcionar um maior interesse para a turma é incentivando a participação dela, o que se dá através da aproximação da disciplina com a realidade em que vivem.

6. A colonização, por sua vez, é um tema que começa a ser visto no 4º ano, dando uma base para discussões que se aprofundam mais tarde.

7. Inclusive, essa é a fase de ampliar a noção que se tem de diversos assuntos, facilitando para que quando forem posteriormente vistos, possam já ser entendidos de certo modo.

8. Além disso, vale a pena mencionar também que as atividades colaboram bastante para a compreensão do assunto, promovendo um momento ideal para a retirada de dúvidas.

9. Questões de espaço, além do tempo, também são trabalhadas. Assim, podemos conectar os assuntos mais formais com o contexto que é vivenciado.

10. As atividades desse post vão ficando por aqui, mas é claro que há muito mais para conferir no site, então aproveite para seguir dando uma olhadinha.

Atualizado em: 01/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de História