Atividades de Matemática para 1º Ano

Para tornar mais simples a didática e o planejamento pedagógico, separamos abaixo atividades de Matemática para o 1º ano que são divertidas e ao mesmo tempo ajudam a aprender, confira:

Como são as atividades de Matemática para 1º ano?

No 1º ano do Ensino funamental encontraremos de forma recorrente assuntos relacionados a Números, Probabilidade e Álgebra de forma geral, temas que precisam ser muito bem compreendidos, uma vez que logo em breve ajudarão a compreender novos conteúdos.

Nesse sentido, uma boa maneira de fixar o que é aprendido em sala de aula é realizando atividades sobre os assuntos, o que pode funcionar também como uma revisão antes das provas da disciplina, te ajudando a aproveitar o momento de contato entre alunos e professores da melhor maneira.

Como tornar a Matemática divertida?

Um grande desafio para o ensino da Matemática é conseguir conquistar a atenção dos alunos, e para que isso seja possível, além das atividades impressas que poderá conferir mais abaixo, a principal sugestão é propor momentos diferentes, com exercícios práticos e jogos.

Para isso, uma boa dica é usar como base situações comuns do cotidiano, a partir das quais a turma poderá visualizar o uso da matemática no meu próprio dia a dia, gerando um maior interesse e fazendo com que os casos possam ser visualizados.

Outra opção bem legal é unir a matemática com outras disiciplinas, propondo atividades que unem diferentes áreas do conhecimento.

Atividades de Matemática para 1º ano:

Essa é uma atividade simples para treinar soma e subtração, aspectos que com certeza serão muito importantes por toda a vida:

Já esse é um modelo interativo que pode ser muito prazeroso em ser resolvido, já que envolve pintura e também criatividade na escolha de tons, além do cálculo em si

Imaginar situações do cotidiano podem tornar a Matemática ainda mais próxima dos alunos, como na atividade abaixo

O ato de contar itens pode parecer simples, mas é a base ideal para entender os números e depois suas propriedades

Essa é uma outra opção de contagem que pode ser resolvida em sala de aula logo após a aula, para fixar bem o conhecimento dos números

As imagens ajudam a gerar um maior interesse na atividade por parte dos alunos, além de que visualizar os problemas faz com que a resolução deles ocorra de modo mais simples.

Para isso, pode até usar imagens com dedinhos para a contagem dos números e formação do cálculo a ser respondida, já que até mesmo na prática esse é um modo bastante utilizado para questões que envolvem a soma, por exemplo.

Para apostar em atividades impressas que são lúdicas, os jogos são uma excelente opção, pois fará com que a turma se sinta desafiada a responder corretamente cada problema.

Essa é uma opção similar a anterior, onde há uma série de problemas a serem resolvidos para que, então, uma ação cotidiana possa se tornar possível.

Caso tenha uma aula mais livre onde possa acompanhar de perto a realização das atividades, pode propor essa ideia que envolve recorte e colagem, sendo bastante interessante.

Com isso, ao mesmo tempo em que serão trabalhadas habilidades como o desenvolvimento da coordenação motora, irão exercitar os conhecimentos matemáticos.

Já na ideia trazida abaixo, os alunos irão poder se dedicar a colorir, mas para isso precisam responder ao problema para saber quantos itens poderão ser coloridos.

Ao longo do desenvolvimento das atividades, pode aumentar o seu grau de dificuldade, propondo também a interpretação daquilo que deve ser respondido.

Apesar de ser impressa, essa é uma atividade que vai contar com a oralidade para ser feita. Nesse caso, a sugestão é que faça um ditado com problemas matemáticos, pedindo para que os alunos pintem o número referente a cada resultado.

Como deu para perceber, existem muitos possíveis exercícios, e sendo trabalhados eles contribuem para que o conhecimento seja melhor obtido por parte da turma.

Dicas para atividades de Matemática com o 1º ano

Nessa faixa etária, é comum que os estudantes busquem levar os assuntos aprendidos na escola para casa, então uma boa opção é fazer com que eles precisem realizar atividades em casa, organizando elementos para levar a escola e assim, criar juntos uma atividade lúdica.

Uma boa ideia é realizar um lanche em grupo, onde cada aluno ficará responsável por levar um alimento e assim, antes de comerem, podem contar quantos itens tem e levar exemplos do quadro para a prática, além de que eles precisarão se organizar para que não falte nada aos seus coleguinhas.

Atualizado em: 17/05/2024 na categoria: Atividades de Matemática, Atividades