Brincadeiras indígenas para se Divertir com Crianças

Quando falamos na História e cultura indígena, é preciso evidenciar que ainda há detalhes muito próximos da nossa realidade, principalmente em razão deles terem sido a base do nosso país durante muito tempo, colaborando para detalhes ainda hoje muito presentes.

Assim, organizamos abaixo algumas das principais Brincadeiras indígenas para ensinar às crianças e se divertir com elas, olha só:

Guaraná

O Guaraná é um fruto tipicamente brasileiro que é também nome de uma das principais brincadeiras indígenas, onde dois times devem tentar adivinhar na mão de qual pessoa está a semente do guaraná.

Ao achar que já sabe quem é a pessoa, deve correr até ela para capturar o fruto. Caso erre, essa pessoa será a nova perseguida pelos demais.

Arco e flecha

O Arco e flecha é uma brincadeira tão conhecida que já se tornou esporte! Essa atividade era muito utilizada pelos indígenas para a caça, tendo sido essa uma das principais maneiras de obter os alimentos.

Hoje, é possível brincar com o uso de um alvo para treinar mira e também coordenação, bastando ter cuidado para a flecha não ser afiada para evitar machucados.

Perna de pau

A perna de pau é o nome da brincadeira e também do principal acessório utilizado para ela, sendo feito com pedaços de maneira e servindo como base para que as crianças fiquem mais altas, apoiadas em uma espécie de pedal enquanto seguram no item.

Se movimentando apenas dessa forma, devem tentar encontrar um item que está encondido enquanto se esforçam para manter o equilíbrio.

Corrida do Saci

Outra brincadeira indígena que exige equilíbrio e coordenação é a Corrida do saci, onde as crianças devem se equilibrar somente em um pé durante toda a brincadeira, onde ganha quem primeiro conseguir completar o trajeto estipulado para a corrida.

Briga do galo

Já na Briga de galo, as crianças também devem se equilibrar em apenas um pé e, sem utilizar os braços que devem estar cruzadas, a meta é desequilibrar o adversário para que ele coloque os dois pés no chão, o que faz

Cabo de guerra







Por fim, vamos falar sobre o cabo de guerra, brincadeira bastante conhecida onde dois grupos se dividem para que cada um segure um lado de determinado cabo, sendo preciso utilizar muita força para puxá-lo.

Nesse caso, ganha a equipe que conseguir puxar todo o cabo para si, desestabilizando os adversários.







Atualizado em: 08/12/2023 na categoria: Atividades