Esquerda, Direita, Liberal e Conservador: Saiba as Diferenças!

Esquerda e direita são conceitos gerais de enquadramento de ideologias e partidos, onde as principais diferenças entre esquerda e de direita se centram em torno dos direitos dos indivíduos e o papel do governo. Enquanto liberal e conservador são utilizados na definição das pautas apoiadas.

Surgimento dos termos

As ideologias “esquerda” e “direita” foram criadas durante as assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Era a primeira fase da Revolução Francesa.
Com a Assembleia Nacional Constituinte montada para criar a nova Constituição, as classes mais ricas não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite francesa.

Diferenças entre os Lados Esquerda x Direta

Esquerda:

Seus ideais são inspiradas no socialismo e no comunismo. A esquerda acredita que a sociedade fica melhor quando um governo tem um maior papel, garantindo direitos e promovendo a igualdade entre todos. Para isso, ele deve ser grande e forte, controlando todos os setores da sociedade, regulando as empresas e cobrando impostos.

Direita:

A ideologia defende uma menor participação do governo na sociedade, deixando que o próprio mercado dite suas regras. Defendendo uma maior responsabilidade individual das pessoas e autonomia das empresas, com menos impostos e regulamentação.

Diferenças

E – Liberal/ Luta por maior regulamentação e impostos sobre as empresas/ Acredita que o acesso aos cuidados de saúde é um dos direitos fundamentais a todos os cidadãos e deve ser garantido pelo Estado/ A favor do desarmamento.

D – Conservadora/ Advoga baixos impostos e menor regulamentação das empresas/ Se opõe à expansão de programas de saúde do governo e a deixa para a iniciativa privada/ A favor da liberação do porte de armas.

Partidos E – PT, PDT, PSB, PSOL, PCdoB.
Partidos D – PP, DEM, PR, PSC, PEN.

Liberal x Conservador

Conservador

O termo conservador é associado à de continuação e manutenção de instituições mais tradicionais como, a de família e de costumes sociais tradicionais e geralmente tem base em princípios religiosos. O termo então faz uma oposição às políticas que são mais progressistas, às ideias consideradas revolucionárias e às alterações que têm o objetivo diminuir as desigualdades sociais.

Na prática, o conservador é aquele que acredita que existe uma moral eterna por trás de cada ação. E cada uma dela possui uma ordem: a ordem interior e a exterior.

Liberal:

Ser liberal pode significar posicionamentos diferentes de acordo com cada país. Em alguns lugares pode ser associado à tendências políticas de esquerda e em outros de direita. No Brasil, por exemplo, os liberais são associados à ideologia de direita que inclui a defesa da liberdade de mercado, da propriedade privada e da interferência limitada do Estado.

Para o Movimento Liberal Social, o liberalismo tem a liberdade individual como objetivo central, uma vez que ele acredita que a falta de estrutura básica para viver bem é tão prejudicial quando um Estado opressor.

Por isso, eles lutam para que o Estado tenha apenas o papel de regulador e garantidor de acessos, mas sem intervir nas questões.

Atualizado em: 13/01/2021 na categoria: Historia do Brasil