» » Crise da República Romana

Crise da República Romana

Uma das civilizações que deu origem ao que o mundo é hoje passou por muitas transformações, econômicas, históricas e principalmente politicas. Vamos saber como se deu a Crise da República Romana agora, confira!

Os estudiosos sobre a República Romana afirmam que a crise que assolou o período durou mais de 100 anos, aproximadamente entre 134 a.C. e 27 a.C., tudo isso aconteceu devido aos problemas sociais e políticos que aconteciam na região e levaram a república se tornar o Império Romano.

Os estudiosos ainda afirmam que não conseguem dar uma data exata, porque a crise da República Romana se modificava, em alguns períodos voltava ao normal, em outras a crise prevalecia.

As causas da Crise da República Romana

E como tudo dever haver uma causa, acredita-se que as principais causas para o fim da República Romana são:

  • Expansão dos direitos dos cidadãos;
  • Êxodo rural;
  • Guerras externas e internas;
  • Reforma agrária;
  • Escravidão.

Porém, de todas essas causas a que mais incomodou – principalmente a quem ‘era’ alguém – foi os direitos que os plebeus começaram a ter, as terras que eles ganhavam quando voltavam das guerras. O problema é que nem todos conseguiam manter seu loteamento de terra, já que era necessário um custo base.

Quando eles não conseguiam manter suas terras, muitos abandonavam e iam em direção as grandes cidades – Roma, por exemplo – foi dessa forma que o êxodo rural nasceu.

Depois desses problemas, começaram a pensar na primeira reforma agrária que temos notícia. No entanto, mais uma vez os plebeus recebiam direitos que somente os patrícios achavam que poderiam ter. Como a reforma agrária demorou muito para ser aceita, muitos plebeus se tornaram escravos por não conseguirem arcar com as despesas, isso fez com que a população pobre cresceu vertiginosamente.

E com o crescimento da população mais pobre começam a surgir a bandidagem, que de início seria apenas para saciar a fome e sede, depois se tornou um modo de vida.

Foi desta forma, entre tentativas de melhorias para uma população mais pobre que a República Romana entrou em crise e por fim, deu lugar ao Império Romano.

Atualizado em: 27/10/2017 na categoria: História Geral