» » Erosão Pluvial

Erosão Pluvial

A erosão pluvial é o tipo de erosão do solo causada pela água das chuvas.

A chuva é um fenômeno natural que ocorre no mundo todo, mas isso não significa que ela não possa causar alguns problemas. A chuva em excesso pode levar a alagamentos, ou erosão do solo, que causam diversos problemas.

Mas esses problemas acontecem principalmente devido à interferência do homem nas paisagens naturais, pois os alagamentos ocorrem em locais urbanizados, quando a água não tem um boa escoamento, da mesma forma como a erosão pluvial ocorre em locais onde o solo está exposto e sem vegetação, devido ao desmatamento.

Tipos de erosão pluvial

A erosão pluvial é, em geral, aquela gerada pela queda da água da chuva, mas ela se dá por quatro tipos diferentes de erosão, ou por quatro estágios diferentes, que são progressivamente mais danosos para o solo. São eles:

  • Erosão pluvial por salpicos d’água: é geralmente o primeiro e menos perigoso estágio da erosão pluvial. É a erosão causada pelos pingos da água no solo, que forma um pequeno buraco e desloca as partículas presentes na camada superficial do solo naquele ponto. Essas partículas podem se deslocar até um metro e meio do sue local original, dependendo da força da chuva.
  • Erosão laminar: a erosão laminar ocorre quando a chuva se torna mais constante, e a quantidade de água caindo é maior do que a quantidade de água que é capaz de penetrar no solo. Dessa forma, a água escoa pela superfície do solo, formando uma lâmina d’água, e carregando consigo as partículas superficiais do solo.
  • Erosão em sulcos: a erosão em sulcos é aquela que ocorre quando existe a formação de caminhos definidos no solo, com maior profundidade, geralmente em áreas de declive, onde a água escoa com mais força, e a quantidade de solo erodido é ainda maior.
  • Erosão em ravinas: as ravinas são o último e mais sério estágio da erosão fluvial. Elas são sulcos mais profundos, formando canais estreitos de água, durante as chuvas ou mesmo logo após uma tempestade. Os danos causados pelas ravinas são ainda maiores que os outros tipos de erosão pluvial

Como prevenir e erosão pluvial

A melhor forma de prevenir a erosão pluvial é através da cobertura do solo com vegetação, pois uma camada de vegetação protege o solo e impede que as suas partículas superficiais sejam carregadas pela água.

Atualizado em: 24/07/2018 na categoria: Geografia Geral